Nuno Mateus Coelho

Áreas de atuação

Ensino Superior e Investigação; Consultoria e Liderança em Segurança Informática; Comunicação e Divulgação Científica; Reconhecimento e Impacto Social.

Formação académica

Licenciatura em Engenharia de Sistemas de Informação; Pós-graduação (em curso) em Segurança Informática; Mestrado em Engenharia Informática (Segurança Informática); Doutoramento em Informática (Segurança Informática).

Nota biográfica

Nuno Mateus-Coelho é Professor Adjunto Convidado de Segurança Informática no Instituto Politécnico do Cavado e Ave; Professor Associado na Universidade Lusófona; Cyber Security Adviser na FORVIA e na Nanium Grupo Amkor; CEO da NRMC.PT; Perito Judicial do Ministério da Justiça e CISO & DPO de várias organizações de relevo nacionais. É Licenciado em Engenharia de Sistemas de Informação, Mestre em Engenharia Informática (Segurança Informática) pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, Doutor em Informática (Segurança Informática) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Pós-Graduando em Segurança Informática na Universidade Lusófona. É Editor Chefe da revista científica ARIS2-Journal, Diretor do LAPI2S – Laboratory of Privacy and Information Systems Security, General Chair da iSCSi – International Conference on Industry Sciences and Computer Sciences Innovation e autor de várias obras, livros e artigos científicos de Segurança Informática. É Engenheiro Sénior e Especialista da Ordem dos Engenheiros e também é especialista credenciado pela Comissão Europeia em projetos de de informação e Segurança Informática. Nuno Mateus-Coelho é orador do TED, IEEE e da Web Summit Lisboa em Tecnologia e Segurança Informática, é comentador especialista em cibersegurança e ciberterrorismo na CNN Portugal e na TVI, onde também tem uma coluna de opinião. Em 2021 venceu a competição internacional Inncyber Innovation Award para “best european research” em Segurança Informática, prémio que incluiu uma semana de imersão na Universidade da California- Riverside, tendo em 2023 alcançado o segundo lugar nesta competição. A sua maior obra foi o Vent2Life, projeto que visou a reparação de ventiladores hospitalares em plena crise COVID, tendo este projeto recuperado duas centenas de equipamentos, contribuindo assim para o esforço de combate ao COVID no salvamento de centenas de vidas humanas.